Dário Motosserra

Dário Motosserra

Tempo de leitura: 3 minutos

Foto: Reprodução/Instagram

A extração de inúmeras árvores realizada pela prefeitura já garantiu uma figurinha ao chefe do executivo que roda os aplicativos de mensagens e outras redes sociais: Dário Motosserra.

Desde a tragédia no Bosque dos Jequitibás e no Taquaral, a administração passou a atuar no manejo, mas chama a atenção a retirada de tantas espécies. Um exemplo foram todas as árvores suprimidas na subida da Avenida Francisco Glicério, após a Aquidabã.

Agora, outra intervenção gera debate. A enorme figueira no Distrito de Barão Geraldo. A árvore centenária foi completamente mutilada pela prefeitura e a vereadora Mariana Conti (PSOL) quer explicações.

A parlamentar protocolou um requerimento de informações cobrando do prefeito o laudo técnico que embasou a realização da poda na figueira de Barão Geraldo. Além disso, Mariana quer a convocação do secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, para explicar esta e outras iniciativas da prefeitura.

Apoio da situação

A vereadora Mariana Conti fez um discurso sobre o tema na sessão ordinária da Câmara de Campinas desta quarta-feira e ganhou um apoio para os questionamentos sobre a figueira de Barão, e veio de um parlamentar da base: Edison Ribeiro (União). O vereador foi à tribuna nesta quarta-feira e reforçou as falas de Mariana.

Edison Ribeiro concordou com a vereadora sobre a quase aniquilação da árvore e, foi além, tecendo críticas ao secretário de verde e desenvolvimento sustentável, Rogério Menezes. “Ela (Mariana Conti) tocou aqui até no assunto do Rogério Menezes, que é o secretário. Ele tá dormindo já faz é tempo lá na secretaria. Pra ele tanto faz, tanto fez”.

Apressados

Por sinal, a sessão desta quarta foi marcada pela baixa presença. Na abertura foram apenas 11 que registraram estar no plenário, mas para o início dos trabalhos foi o suficiente. Já para as votações o quórum chegou a 22 dos 33 parlamentares, mas na véspera do feriadão ninguém ousou subir a tribuna discutir os projetos colocados em pauta, nem mesmo a proposta do vereador Zé Carlos (PSB) que institui no município de Campinas o “Programa Infância sem Pornografia”. O PL foi aprovado em primeira discussão, mas nem posso usar o termo discussão.

Desamparo

O inverno chegou para a prefeitura de Amparo. Em julho, a cidade realizou um grandioso Festival de Inverno na Praça Pádua Salles, com diversas atrações musicais, incluindo Nando Reis, César Menotti & Fabiano e Ana Carolina, todos com entrada franca.

No entanto, em setembro, o município, enfrentando dificuldades financeiras, anunciou uma redução de 15% no salário do prefeito Carlos Alberto e de 10% nos vencimentos de todos os cargos comissionados, além da demissão de parte dos servidores e a eliminação das horas extras.

Essas medidas foram adotadas devido à queda na arrecadação. A Praça desse Carlos Alberto não está muito engraçada.

Dia da Independência

Aos queridos leitores, desejo um ótimo feriadão prolongado a todos, neste Dia da Independência (por mais dependente e promíscuo esse país se mostre). Quem puder, descanse e aproveite o tempo com a família.

Flávio Paradella é jornalista, radialista e podcaster. Sua coluna é publicada na Sampi Campinas aos sábados pela manhã, com atualizações às terças e quintas-feiras. É veiculada também pelo jornal OVALE Gazeta de Campinas, aos sábados. E-mail para contato com o colunista: paradella@sampi.net.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *